terça-feira, 12 de junho de 2012

Breve história do Senhor Jesus da Boa-Vista




A história do Senhor da Boa Vista teve o seu início em meados do Séc. XVIII.
Por norma, “o símbolo da religião cristã” era erigido como uma espécie de farol, em local bem visível, que fosse alcançado com o olhar dos mais diferentes ângulos ou sítios: uma colina, um monte, ou uma ermida, eram os locais preferidos para erguer a Cruz de Nosso Senhor.
Assim se explica a razão pela qual ainda hoje se venera a imagem do crucificado na nossa Capela que no princípio, aquando da sua fundação, ganhou o título de Senhor Jesus do Fojo, e que anos mais tarde haveria de passar a denominar-se da “Boa Vista”.
Quase no fim da Rua de Montebello, hoje rua Joaquim Urbano, a poucos metros do histórico lugar de “Guellas de Pau”, a nossa Capela foi edificada em 1767, reconstruída e ampliada em 1864 e alvo de uma reconstrução em 1979.
Aquando das invasões francesas em 1809, a defesa da cidade do invasor era feita nas trincheiras montadas desde o monte do Bonfim até à Capela do Senhor Jesus da Boa Vista.
Por outro lado, o nome de Boa Vista também está relacionado com a capacidade visual. Era por isso frequente, os fiéis, com o afeto que tinham a este sítio, implorarem a Deus que os livrasse da cegueira.

Sem comentários: