quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Epifania


No passado Domingo a festa da Epifania do Senhor foi especialmente celebrada em Montebelo pelos nossos jovens.

A palavra epifania, deriva do grego “epipháneia”, e significa aparição, manifestação. Representa a manifestação de Jesus aos gentios, nomeadamente aos Reis Magos.

Neste Domingo, no término do período litúrgico do Natal, recorda-se a chegada de Belchior, Baltazar e Gaspar (nomes atribuídos pela sabedoria popular) ao local onde o Deus Menino nasceu. Conta-se que estes reis ofereceram ao menino ouro, incenso e mirra, sendo estes três elementos símbolos de realeza, divindade e a condição humana. Apesar do nascimento em local (no mínimo) modesto, ele é o Rei da Glória.

Esta “visita real” é assinalada um pouco por todo o mundo, especialmente nos países de raiz latina, nomeadamente em Espanha onde é feita a troca de presentes sendo, portanto, um dia muito esperado pelas crianças e mais festejado que o dia de Natal, assim como induziu os inspirados pasteleiros a criar o bolo-rei.

Resumindo, esta festa pretende demonstrar que a salvação da humanidade só é possível através de Jesus que, sendo filho de Deus, assumiu a humilde condição humana.

Nesta solenidade, podemos descobrir o aspecto glorioso do mistério do Natal, o carácter universal da mensagem evangélica e a missão da Igreja no tempo, que consiste em ser contínua «manifestação» de Cristo. Nos nossos dias a Fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar e o cristão é alguém que tem que sentir e viver a realidade sublime que é entrar no mundo de Cristo.

(imagem escolhida pela catequista Adelaide)

Sem comentários: