terça-feira, 19 de julho de 2011

Novo Bispo de Bragança


José Manuel Garcia Cordeiro, nomeado pelo papa para suceder a António Montes Moreira na diocese de Bragança-Miranda, é o bispo mais jovem do episcopado português, com 44 anos, e foi nomeado para a sua diocese de origem. José Manuel Garcia Cordeiro, nomeado pelo papa para suceder a António Montes Moreira na diocese de Bragança-Miranda, é o bispo mais jovem do episcopado português, com 44 anos, e foi nomeado para a sua diocese de origem.

O novo bispo fez 44 anos em Maio e, apesar de ter nascido em Angola, é natural de Parada, uma aldeia do concelho de Alfândega da Fé.

Veio para Portugal em 1975 com a família e estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Porto.

Em 1991 regressou a Bragança, tendo sido ordenado padre a 16 de Junho, depois de ter concluído os estudos filosóficos e teológicos no centro regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Até 1999 foi também capelão no Instituto Politécnico de Bragança e formador no seminário da diocese transmontana.

Entre 1999 a 2001 frequentou o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, obtendo a licenciatura em Liturgia, disciplina em que se doutorou no ano de 2004, no mesmo instituto.

O futuro bispo foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor, cargo que ocupava até hoje.

Em 2004, iniciou a carreira docente no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo e em Novembro de 2010 o Papa Bento XVI nomeou-o consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Em 2010 publicou a obra 'O Grão de Amendoeira', em que se pronunciou sobre a situação económica e social: "Estamos a viver a nível internacional uma crise financeira (a pior desde 1929), devido ao elevado débito, e que é também efeito da crise dos valores humanos e cristãos fundamentais".

A nomeação de José Cordeiro ocorre depois de o papa aceitar a renúncia do bispo António Montes Moreira, que a 30 de Abril de 2010 completou 75 anos, limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico para apresentação da resignação.

Fonte: www.jn.pt

Sem comentários: