segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pai-Nosso

No próximo Domingo iremos celebrar em Montebelo a Festa do Pai - Nosso com as nossas crianças do 2º ano de catequese.
Esta oração foi-nos ensinada por Jesus e está na Bíblia pela descrição dos Evangelistas Mateus e Lucas.
Segue-se uma meditação ao Pai - Nosso, sob a forma de diálogo com o Pai.

CRISTÃO: Pai-nosso que estais no céu...

DEUS: Sim? Estou aqui.

CRISTÃO: Por favor, não me interrompas, estou a rezar!

DEUS: Mas chamaste-me!

CRISTÃO: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou a rezar. Pai-nosso que estais no céu...

DEUS: Chamaste-me novamente.

CRISTÃO: Fiz o que?

DEUS: Chamaste-me. Disseste: Pai-nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que te posso ajudar?

CRISTÃO: Mas eu não quis dizer isso. É que estou a rezar. Rezo o Pai-Nosso todos os dias, sinto-me bem a rezar assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumpri-lo...

DEUS: Mas como podes dizer Pai-Nosso, sem te lembrares que todos são teus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se não sabes que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?

CRISTÃO: É, realmente ainda não tinha pensado nisso.

DEUS: Mas, prossegue a tua oração.

CRISTÃO: Santificado seja o Vosso nome...

DEUS: Espera aí! O que queres dizer com isso?

CRISTÃO: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!

DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.

CRISTÃO: Agora entendi. Mas nunca tinha pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO ... "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."

DEUS: Estás a falar a sério?

CRISTÃO: Claro! Porque não?

DEUS: E o que fazes para que isso aconteça?

CRISTÃO: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controlo de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.

DEUS: Tenho controlo sobre ti?

CRISTÃO: Bem, eu frequento a igreja!

DEUS: Não foi isso que Eu perguntei. Vê de que modo tratas os teus irmãos, a maneira como gastas o teu dinheiro, o muito tempo que “dás” à televisão, as propagandas que segues, e o pouco tempo que dedicas a Mim?

CRISTÃO: Por favor. Pára de me criticar!

DEUS: Desculpa. Pensei que estavas a pedir para que fosse feita a minha vontade. Se isso acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.

CRISTÃO: Está bem, tens razão. Acho que nunca aceito a tua vontade, reclamo de tudo: se mandas chuva, peço sol, se mandas o sol reclamo do calor, se mandas frio, continuo a reclamar, se estou doente peço saúde, não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...

DEUS: É óptimo reconheceres isso. Vamos trabalhar juntos, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Estou a gostar da tua nova atitude.

CRISTÃO: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está a demorar muito mais do que o costume. Vou continuar: "o pão-nosso de cada dia nos daí hoje..."

DEUS: Para aí! Estás a pedir-me pão material? Nem só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembra-te daqueles que nem conhecem pão. Podes pedir-me o que quiseres, desde que me vejas como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte da tua oração. Continua!

CRISTÃO: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"

DEUS: E o teu irmão desprezado?

CRISTÃO: Estás a ver? Olha Senhor, ele já me criticou várias vezes e não era verdade o que ele dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso de me vingar. D

DEUS: Mas, e tua oração? O que quer dizer a oração? Chamaste-me, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou a gostar que estejas a ser honesto, mas não é bom carregar o peso da ira dentro de ti, não achas?

CRISTÃO: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!

DEUS: Não vais não! Vais-te sentir pior. A vingança não é tão doce como parece. Pensa na tristeza que me causarias, pensa na tua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para ti, basta quereres.

CRISTÃO: Podes? Mas como?

DEUS: Perdoa o teu irmão, Eu te perdoarei e te aliviarei

CRISTÃO: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.

DEUS: Então não me peças perdão também!

CRISTÃO: Mais uma vez estás certo! Mais do que quero vingar-me, quero a paz contigo. Está bem, está bem; eu perdoo a todos, mas ajuda-me Senhor. Mostra-me o caminho certo.

DEUS: Isto que pedes é maravilhoso, estou muito feliz. E tu como te estás a sentir?

CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para dizer a verdade, nunca me tinha sentido assim! É tão bom falar com Deus.

DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossegue...

CRISTÃO: "E não deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal..."

DEUS: Óptimo, vou fazer justamente isso, mas não te ponhas em situações onde possas ser tentado.

CRISTÃO: O que queres dizer com isso?

DEUS: Deixa de andar na companhia de pessoas que te levam a participar coisas que eu não gosto. Abandona a maldade, o ódio. Isso tudo vai-te levar para o caminho errado. Não uses tudo isto como saída de emergência!

CRISTÃO: Não estou a entender!

DEUS: Claro que entendes! Já o fizeste comigo várias vezes. Entras no erro, depois corres a pedir-me auxílio.

CRISTÃO: Como estou envergonhado!

DEUS: Pedes-me ajuda, mas logo depois voltas a errar, para mais uma vez vires fazer negócios comigo!

CRISTÃO: Estou com muita vergonha, perdoa-me Senhor!

DEUS: Claro que perdoo! Perdoo sempre a quem está disposto a perdoar também, mas não te esqueças, quando me chamares, lembra-te da nossa conversa, medita cada palavra que dizes! Termina a tua oração.

CRISTÃO: Terminar? Há, sim, "Amém!"

DEUS: O que quer dizer amém?

CRISTÃO: Não sei. É o final da oração.

DEUS: Só deves dizer amém quando aceitas dizer tudo o que eu quero, quando concordas com a minha vontade, quando segues os meus mandamentos, porque AMÉM! Quer dizer: assim seja, concordo com tudo que rezei.

CRISTÃO: Senhor, obrigado por me ensinares esta oração e agora obrigado por me fazeres entendê-la.

Sem comentários: